Em momentos de crise no mercado, ou mesmo em um quadro estável, planejar é sempre importante
- Há uma ausência de foco ou deficiência na oferta de produtos ou serviços?
- Há uma visão distorcida do mercado de atuação?
- Há pouco conhecimento sobre a concorrência?
- Há ausência de uma estratégia comercial e de marketing?
Como sobreviver com os negócios no Brasil diante de dificuldades conhecidas
- Alto custo do capital
- Insuficiências de infraestrutura e de logística
- Baixo nível de educação e capacitação da força de trabalho
- Elevada carga tributária
- Alta burocracia (órgãos, entidades, associações, etc.)
- Lentidão dos poderes públicos e do judiciário
- Oscilações inflacionárias (repasse de preços, composição de custos e posicionamento frente a concorrência)
- Riscos de mudanças cambiais (exportação, importação)
- Contaminação da economia pelos solavancos (ações em bolsa, queda de consumo, retração da economia)
- Abertura de mercado à concorrência estrangeira
Desafios a serem enfrentados pelas empresas e os principais objetivos
- Manter o crescimento sustentável dos negócios e melhorar a rentabilidade
- Financiar o crescimento e otimizar a estrutura e o custo de capital
- Promover as capacitações necessárias para enfrentar a concorrência
- Identificar novas oportunidades de atuação no mercado
- Incentivar a inovação e estratégias de competição