Governança corporativa
A governança corporativa está relacionada à gestão de uma organização, sua relação com os acionistas (shareholders) e demais partes interessadas (stakeholders): clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, comunidade, entre outros. Sua essência está baseada em mecanismos de solução para o conflito de agência, decorrente da assimetria informacional e conflito de interesses entre as partes envolvidas.
Uma boa estrutura de governança contempla: disciplina, transparência, independência, responsabilidade, informações estruturadas, verdadeiras, disponíveis no prazo e homologadas por auditorias periódicas. Esses aspectos são fundamentais para identificar e mitigar riscos operacionais e otimizar as ações empresariais, sendo que e o direcionamento e o apoio vem da alta direção que dissemina a cultura de compliance.
Objetivos
- Revisar o Modelo de Gestão e de Governança Corporativa da empresa
- Revisar as orientações estratégicas identificando as alavancas necessárias para o crescimento e a otimização da empresa
- Promover as capacitações necessárias para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos (ex: liderança no mercado, otimização da estrutura de capital, intensificação da parceria com outros players no mercado, etc.)
- Propor estrutura de governança corporativa e de indicadores de performance
- Assessorar a empresa na implementação das soluções propostas