Definição
Os processos de negócio consomem recursos significativos da organização e devem estar orientados ao cliente. Para que se alcance altos níveis de otimização de processos, devem apresentar características de execução eficiente abrangendo: padronização, simplificação, fluxo estruturado, automação, distribuição equilibrada de atividades, especialização e centralização.
O redesenho de processos influencia diretamente no resultado do EBITDA, dessa forma, periodicamente se faz necessária a revisão de processos, visando redução de custos, performance operacional, alinhamento estratégico, melhoria no relacionamento com o cliente, bem como suporte ao processo decisório.
Processos de negócio ágeis e eficazes permitem rápida adaptação frente às demandas e mudanças de rumo, eficiente gerenciamento de recursos e proporcionam maiores retornos.
Objetivos
- Entender o modelo dos negócios da empresa abrangendo: foco e mercado de atuação, segmentação de produtos e serviços oferecidos, clientes, concorrência, parcerias e objetivos estratégicos pretendidos
- Mapear os processos de negócio, analisar o nível de eficiência e identificar onde estão e de que tamanho são as oportunidades de melhoria
- Avaliar o nível de integração e automação dos processos do ambiente estratégico ao operacional
- Redesenhar e propor novos processos de negócio alinhados às melhores práticas e com o foco centrado no cliente
- Assessorar a empresa na implementação das soluções propostas e na otimização de processos (business process redesign ou redesenho de processos)
Foco de Atuação
- Otimização de processos
- Processos de negócio
- Redesenho de processos
- Revisão de processos
- Business process